Corinthians está a uma vitória da vaga nas quartas do Paulistão!!!

Foto: Rafael Neddermeyer / Agência O Dia

A meta de Tite na primeira fase do Campeonato Paulista é deixar o Corinthians no mínimo entre os quatro primeiros colocados ao fim das 19 rodadas. Com 26 pontos e com quatro pontos a mais que o segundo colocado, o objetivo não está distante.

Antes de se ratificar no topo, o primeiro passo para já se garantir pelo menos entre os oito classificados para a próxima fase do torneio está numa vitória contra o Catanduvense, nesta quarta-feira, às 22h no Pacaembu.
Desde 2005, quando o Campeonato Paulista passou a ser disputado em turno único com 20 equipes, só uma vez o oitavo colocado somou mais de 29 pontos: a Ponte Preta, em 2007, fez 30. Nas outras seis edições, sempre que um time fez 29 pontos, ele ficou no mínimo na oitava posição, o necessário para nesta atual fórmula avançar para as quartas de final.

Mogi Mirim (em 2005), Juventus (em 2006), Barueri (em 2009) e São Caetano (em 2010) foram oitavos colocados com 27 pontos em 19 rodadas. Em 2008, o Mirassol fez 29 e também terminou em oitavo. Em 2005 e 2006, o Paulistão não teve finais e campeão foi quem somou mais pontos na primeira fase. Entre 2007 e 2010, só os quatro primeiros colocados avançavam para as semifinais. No ano passado, quando pela primeira vez o campeonato teve quartas-de-final com os oito melhores times da primeira fase, a Portuguesa foi a última classificada com 28 pontos.

Com sua pontuação atual, o Corinthians tem 11 pontos de vantagem para o nono colocado, hoje a Ponte Preta. São 27 pontos em disputa nas nove rodadas que faltam para o fim da primeira fase. Para o quinto colocado Mogi Mirim, a vantagem é de sete pontos e o objetivo é manter esta margem segura para garantir uma vaga entre os quatro primeiros colocados.

"O objetivo é ficar entre os quatro primeiros, de preferência em primeiro e só pensar na Libertadores depois de passar os jogos. O índíce de aproveitamento tem de bater nos 70%. Isso garante que a gente fique entre os três primeiros colocados", disse Tite na sexta-feira. Em 2011, com 72% de aproveitamento, São Paulo e Palmeiras fizeram a melhor campanha da primeira fase somando 41 pontos. Com 67%, o Corinthians chegou em terceiro. Neste ano, o aproveitamento corintiano depois de 10 rodadas é de 86%.