Corinthians pode ser campeão já no domingo

Tite terá que secar muito os rivais do Corinthians na briga pelo título / Foto: Mauro Horita/AE

É muito pouco provável. A chance é quase desprezível, mas ela existe. Com uma combinação de sete resultados, o Corinthians pode, sim, conquistar já no próximo domingo o título do Brasileirão mais equilibrado dos últimos anos. Isso tudo com duas rodadas de antecedência. Para isso, o Timão terá, claro, de ganhar seus dois próximos jogos – Ceará, fora, e Atlético-MG, em casa – e secar muito os rivais.

O problema é que essa é a parte mais difícil de acontecer. O Vasco, empatado com 61 pontos, por exemplo, tem de perder do Palmeiras, fora, e do lanterna Avaí, em casa. Assim, mesmo vencendo as duas últimas partidas, o Vasco terminaria com os 67 pontos do Corinthians, mas com uma vitória a menos.

É improvável. Mas é bom lembrar que, no sábado, o América-MG, então último colocado, venceu o Fluminense, no Engenhão. Com uma vitória, o Tricolor carioca assumiria a liderança provisória da competição.

Além desses quatro resultados, Fluminense, Figueirense e Botafogo têm de tropeçar no meio ou no fim de semana – basta um empate. Restando duas rodadas, eles poderiam chegar, no máximo, aos 66 ou 65 pontos.

Já o Flamengo, sexto colocado, não terá mais chances de ser campeão se o Corinthians vencer as duas próximas partidas. O time carioca perderia no primeiro critério de desempate, o número de vitórias – terminariam com 67 pontos, mas 20 a 18 para o Timão em triunfos.