Diretor do Timão: 'Zhi-Zhao tem estilo de JH e Willian'

O gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar, foi o responsável pela escolha de Chen Zhi-Zhao como o chinês que fará parte do elenco na temporada 2012, após a solicitação do departamento de marketing.
De acordo com o dirigente, o torcedor verá um jogador rápido, com características parecidas com a de outros dois jogadores do atual elenco.
- Eu vi ele jogar. É um jogador velocista que atua pelas bandas, estilo Jorge Henrique ou Willian, com mais habilidade que a média chinesa - afirmou Edu, em entrevista à rádio Transamérica.
A intenção de abrir o mercado chinês foi inspirada em clubes europeus. Edu lembrou que, entre 2004 e 2008, o Manchester United teve o também chinês Dong Fangzhuo em seu elenco. Atualmente, o meia coreano Park Ji-Sung faz parte do elenco do gigante inglês.
- Grandes times da Europa também investem em contratações desse tipo. O Manchester United tem jogador chinês no elenco, entre outros - completou o gerente.
A decisão de contratar Chen Zhi-Zhao, de 23 anos, do Nanchang Hengyuan, demorou algumas semanas. E não pela distância que separa China e Brasil, e sim, pela dificuldade de se encontrar um jogador que não viesse apenas para ser um figurante.
A intenção do departamento de futebol profissional do Timão era ajudar os homens do marketing, mas também de oferecer a Tite um atleta com possibilidade real de atuar em partidas de menor expressão, por alguns minutos, sem virar motivo de chacota.
Para isso, o gerente Edu Gaspar analisou mais de 30 DVDs, que chegaram ao clube por meio de empresários. Após o anúncio do objetivo de contratar um chinês para 2012, o CT Joaquim Grava virou alvo principal de pessoas com acesso a jogadores que nasceram naquele país. Depois de muita análise, Edu Gaspar chegou ao veredicto: Chen Zhi-Zhao.